quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bombas Hiroshima e Nagasaki

          No final da Segunda Guerra Mundial, as cidades de Hiroshima e Nagasaki do Japão sofreram uma explosão de uma bomba nuclear. Vários fatores influenciaram esse conflito que teve inicio na Europa e se espalhando pela África e Ásia. Para testar o poder da bomba, escolheram uma região populosa e sete cidades possível para o ataque, essas cidades eram: Kyoto, Nyagada, Yokohama, Kokura, Nagasaki e Hiroshima. A cidade de Kyoto foi logo dispensada pois havia diversos templos, e as principais eram então: a cidade de Hiroshima, seguido por Kokura e Nagasaki.
          Paul Tibbets, comandante e piloto colocou o o nome de sua mãe no avião onde pilotava, no dia do lançamento, para não correr o rico do avião colidir e a bomba acabar explodindo dentro do avião, eles partiram com a bomba sem armá-la totalmente e armariam ela durante o voo. Eles se encontrariam com mais dois aviões, The Great Ariste responsável pela metorologia e Necessary Evil equipe fotografa.
          Clauber R. Eatherley comandava o B-29 que controlava o tempo quando se iniciava a ascensão aos 25 mil pés ele informou "Céu coberto em Kokura, céu coberto em Yokohama, Nagasaki coberto, Hiroshima sem névoa, tempo bom e visibilidade ótima" era o que Paul Tibbets esperava.
          Então a primeira bomba a ser lançada foi no dia 6 de agosto de 1945 na cidade de Hiroshima e três dias depois foi lançada na cidade de Nagasaki até atualmente essas duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra.

               Hiroshima:
Fonte: Imagens do Google
          A bomba de Hiroshima foi chamada de "Little Boy" com 60 toneladas de urânio ao ser jogada a 576 metros de altura , ela levou 43 segundos para cair e automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o mecanismo detonador que disparou um projétil de urânio foi disparado contra um alvo de urânio que iniciou uma reação em cadeia, e a matéria sólida começou a desintegrar liberando uma tremenda quantidade de energia.
          Depois de um silencioso clarão ergueu um cogumelo de devastação de 9.000 metros de altura e provocando ventos de 640 a 970 km/h, e assim espalhando todo o material radioativo como uma nuvem de poeira, provocou também um calor cerca de 5,5 milhões de graus Celsius, similar a temperatura do sol. Os prédios, casas entre outras coisas, sumiram com a vegetação e assim transformando a cidade em um deserto.
          Na época da explosão a cidade tinha cerca de 330 mil habitantes e Hiroshima era uma das maiores cidades do Japão, o bombardeio matou imediatamente cerca de 50 mil pessoas e feriu outras 80 mil. Sendo que 130 mil pessoas morreram depois do bombardeio. A bomba afetou seriamente a saúde de diversas pessoas que sobreviveu, a maioria das vitimas era formada pela população civil, e a maioria das pessoas eram mulheres e crianças, pois grande partes dos homens estavam na guerra. Algumas horas depois da explosão caiu uma chuva negra sobre o céu de Hiroshima, essa chuva estava coberta de radioatividade das cinzas das fumaças. Mas por causa da falta de informação, desespero e da desidratação, as pessoas que sobreviveram tentavam beber a água que caia.
Fonte: Imagens do Google
          Quatro dias depois da terrível explosão, começou a aparecer uma epidemia na cidade, o sangue das pessoas não coagulavam mais, sem os glóbulos brancos ficam disponível para varias infecções, manchas roxas apareciam nos corpos, punhados de cabelos caiam até a perda total dos cabelos, o ultimo sinal que mostrava antes da morte era o vômito de um liquido marrom.


               Nagasaki:
Fonte: Imagens do Google
          A bomba de Nagasaki foi chamada de "Fat Man" era composta por plutônio e essa  bomba era para ser lançada na cidade de Kokura, mas devido à falta de visibilidade , mudaram de trajeto e foram para Nagasaki. E eles acabaram jogando a bomba no lugar errado, pois o combustível já estava a acabando e por estar com baixa visibilidade, a  bomba explodiu a 600 metros de altura. Não houve tempestade de fogo mas causou uma terrível destruição e foi lançado pelo bombardeio B-29, chamado "Bockscar".
Fonte: Imagens do Google
                          Estima-se que cerca de 140 mil pessoas morreram em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa. Depois de anos, com a conscientização de que a bomba havia sido lançada para apenas testes, muitas pessoas começaram a se revoltarem contra os Estados Unidos, então eles resolveram ajudar o japão a se reerguer. hoje é uma das maiores potências do mundo.






Este texto foi baseado em cima dos textos Bombas de Hiroshima e Nagasaki disponivel nos sites: http://www.coladaweb.com/historia/bomba-de-hiroshima-e-nagasaki e http://www.infoescola.com/historia/bombas-de-hiroshima-e-nagasaki/


Camila, Evelin, Kerolin 

Nenhum comentário:

Postar um comentário