quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Energia Nuclear





A energia nuclear é a energia que o núcleo do átomo possui, mantendo juntos os nêutrons e prótons.  Quando esse núcleo que possui as partículas  unidas, for dividido em duas partes o núcleo provocara a liberação de uma grande quantidade de energia.

E foi no ano de 1938 que se obteve os primeiros resultados da divisão do átomo de metais pesado, como o plutônio e o urânio. A energia liberada pela fissão nuclear a principio foi utilizada para objetos militares. As pesquisas foram avançadas e desenvolvidas com o objetivo de produzir energia elétrica. Entretanto,  as armas nucleares continuaram a serem produzidas através do enriquecimento do urânio.
 Foi durante a segunda guerra mundial no ano de 1945, que a energia nuclear surpreendeu toda a humanidade, com a destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Fonte: http://linkpb.net/?p=2655 
Assim como diz Cacá Barbosa:
“Na madrugada do dia 16 de julho de 1945, ocorreu o primeiro teste nuclear da historia, realizado no deserto de alamogordo, Novo México, o chamado Trinity Test. Sua segunda utilização foi na cidade japonesa de Hiroshima e o terceiro, na cidade de Nagasaki. Essas explosões resultaram na morte imediata de 155.000 pessoas e de 110.000 pessoas nas semanas seguintes, em consequência dos efeitos da radioatividade. Além disso, suspeita-se que até hoje mais de 400.000 morreram devido aos efeitos de longo prazo da radioatividade.”
Foi criada no ano de 1952 a bomba H que é bomba de hidrogênio, que seu reator nuclear era a fusão do hidrogênio. Essa bomba de destruição, em um de seus primeiros experimentos gerou uma energia  mil vezes maior que a bomba A que é a conhecida Bomba Atômica.
Atualmente esse tipo de energia  tem sido destinado a energia elétrica, as usinas termonucleares, a energia nuclear também é utilizada e aplicada na agricultura, medicina, industria e etc.
Ela possui vários aspectos positivos e negativos. Uns de seus aspectos positivos é que ela não polui o ar ajudando também para o não desenvolvimento do efeito estufa, não necessita de locais imensos, tem pouco impacto sobre a biosfera, tem a maior fonte concentração da geração de energia, e etc.
Em seus aspectos negativos um dos maiores é a destinação do lixo atômico, e outros, como o custo da construção e operação dessas usinas, que são muito mais caros, os acidentes que ocorrem e resultam na liberação de material radioativo, onde teve um dos mais recentes casos na usina nuclear de Fukushima no Japão.

Camila, Evelin e Kerolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário